top of page

TEORIAS E METODOLOGIAS:

ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES

NA METRÓPOLE

realizado em 12 e 13/11/2018 na FAUUSP e Sesc Ipiranga, São Paulo - Brasil

INTRODUÇÃO

Os seminários 21S serão realizados a fim de promover debates e intercâmbios entre pesquisadores envolvidos no Projeto Temático Arquitetura e urbanismo frente ao espaço social no Século 21: estratégias de segregação e táticas de apropriação e a comunidade acadêmica brasileira. O objetivo desses seminários é caracterizar a inflexão crítica que marca parte do debate sobre a arquitetura e o urbanismo depois da crise ideológica do neoliberalismo (2008) e do período denominado de "pós-crítico".

 

Nesse sentido, pretende-se realizar quatro seminários: 21S#1 (2018), 21S#2 (2019), 21S#3 (2020), 21S#4 (2021). Os seminários serão abertos à participação como ouvinte de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, interessados em temas relacionados a teoria e crítica da A&U.

21S#1 TEORIAS E METODOLOGIAS

espacialidades e temporalidades na metrópole.

21S#2 INCLUSÃO E DIVERSIDADE

qual a relação da disciplina com os movimentos sociais?

21S#3 QUALIFICANDO O URBANO

metodologias de análise e avaliação de projetos. 

21S#4 CIDADE E BEM COMUM

compreender os limites da cidade como valor de troca e valor de uso (commons).

Os seminários estão relacionados aos temas principais do Projeto Temático. Nesse sentido, as estratégias empíricas a eles referentes, deverão ser exploradas com maior ênfase pelos pesquisadores de cada universidade.

O 21S#1 deve também consolidar uma plataforma de diálogo e uma estrutura de intercâmbio que serão a base dos próximos quatro anos desta pesquisa.

 

O primeiro seminário proposto tem a especial importância de proporcionar uma discussão que deverá ser prolífica para os interesses da pesquisa e propositivo no sentido de desenhar dinâmicas, relações e metas para os seminários seguintes.

 

O programa proposto envolve a participação de pesquisadores do exterior e pesquisadores brasileiros. O seminário será gratuito e aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e professores de qualquer instituição de ensino. Com síntese dos resultados esperados:

 

  • 11 pesquisadores do exterior [Columbia, Harvard, KTH, LTU, TUDelft, UPM, ETH];

  • 9 pesquisadores de instituições nacionais;

  • Público estimado: 200 pessoas;

  • Resultados finais publicados no formato de livro;

  • Apresentações filmadas e disponibilizadas no site da FAUUSP e outros;

  • Divulgação pública de temas relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo

 

Trata-se de uma proposta que procura inovar o debate teórico-crítico da A&U contemporâneos segundo uma perspectiva que leve em consideração os limites conceituais e políticos das estratégias disciplinares identificadas com a "pós-crítica". Busca, ao mesmo tempo em que mira novos instrumentos de análise e reflexão, detectar tendências potencialmente transformadoras ("contra-hegemônicas") tanto nas estratégias disciplinares quanto nas táticas de apropriação.

bottom of page