top of page

CADERNO

"SÃO PAULO: INTO THE VOID"

 

São Paulo: sobre o vazio foi um estúdio de crítica e projeto realizado em 2021 que promoveu uma análise da relação entre a crise habitacional em São Paulo e a agenda dos movimentos sociais urbanos que reivindicam o direito à cidade.

Partiu da colaboração entre as disciplinas "MSc2 Global Housing Studio", da Faculdade de Arquitetura e do ambiente construído, TUDelft e "AUH0541 Arquitetura, Espaço e Sociedade: Teoria e Crítica", da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, como parte de uma parceria de 5 anos apoiada pelos Programas Sprint e Temático da FAPESP (#16/22704-8).

Os estudantes colaboraram em duas frentes: o desenvolvimento de propostas de projeto para moradia no bairro da Barra Funda e a análise teórica dos vazios urbanos em suas relações com as dinâmicas espaciais da cidade contemporânea.

Esta publicação começa com um prelúdio, como uma peça introdutória que retrata a área e antecipa alguns de seus temas. Na forma de um ensaio fotográfico, é seguido pela análise fotográfica desenvolvida pelos alunos da FAU USP, que retrata a área através de uma compilação de molduras de rua que compilam sistematicamente as imagens da área estudada. Posteriormente, são apresentadas perspectivas críticas no formato de camadas temáticas que derivam de um repertório teórico.

"Sobre do vazio", o título deste estúdio ajuda a localizar esta contribuição. "Into", do inglês, sugere mergulho, aludindo a uma breve imersão em um assunto. Ao optar pela tradução "sobre" refletimos também sobre uma proposta metodológica para a disciplina, buscando refletir sobre os significados que ganha o vazio no contexto desta colaboração. Além da dimensão espacial, 'sobre' propõe entender o vazio em profundidade, pois se refere à ação de compilação de dados, produzindo conhecimento e gerando críticas. Desta forma, o título alude à proposta metodológica que orientou esta disciplina.

Acesse aqui.

EDITORES

Leandro Medrano, Luiz Recamán; Marcos L. Rosa, Mariana Wilderom

ASSISTÊNCIA EDITORIAL

Alessandra Fudoli, Lucas Cazula 

TEACHING TEAM

FAU USP: Leandro Medrano, Luiz Recaman, Marcos L. Rosa, Mariana Wilderom, Alessandra Fudoli (assistant), Lucas Cazula (assistant)
TUD BK: Nelson Mota, Vanessa Grossman, Harald Mooij

 

ESTUDANTES

FAU USP: Luis Felipe C. Nunes, Camila Garcia Rosa, Felipe Lakatos Pereira, Leandro Martins Augusto, Leticia Martins Cunha, Henrique Mendes Rodrigues, Luiza N. M. Lemos, Thais Rie Tanaka, Tawane V. Castori, Lucas Cazula Martins (assistant), Alessandra Fudoli (assistant)

TUD BK: Dave Chan, Oana Cioploiu, Casper van Duuren, Ginger Hanssens, Pascal Henle, Joëlle Hermans, Oliwia Jackowska, Anthea Karakoullis, Karolina Krzyżanowska, Alexia Lund, Renée Meijer, Sofie Rosenberg, Edwin Scharringa, Rebekka Schächer, Samuel Tam, Ceyda Tezbasar, Daphne Vlak, Bart Vos, Kelly Wong

AGRADECIMENTOS

Aos estudantes da TU Delft e FAUUSP, pela contribuição e empenho no intercâmbio. Os trabalhos desenvolvidos podem ser encontrados no caderno que documenta o processo de crítica e prática de projeto.

Por sua participação no curso e apoio, agradecemos aos palestrantes convidados: Fernando de Mello Franco, Héctor Vigliecca, Paula Santoro, Pedro Arantes, Dick van Gameren.

CRÉDITOS DE IMAGEM

Google Maps Street View (2021), Henrique Mendes Rodrigues, Leandro Martins Augusto Mariana Wilderom, Marcos L. Rosa.

EXPOSIÇÃO 
"BK EXPO O QUE APRENDEMOS? REPENSAR A EDUCAÇÃO E COMUNIDADE EM TEPOS DE DISRUPÇÃO" 

ANATOMIA GRÁFICA DA BARRA FUNDA. UMA COLABORAÇÃO TRANSATLÂNTICA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA GLOBAL

 
01/09/21-24/09/21, TU Delft

Na primavera de 2021, estudantes do MSc2 Global Housing Studio "São Paulo: Into the Void" desenvolveram uma análise contextual de uma área na Barra Funda, um bairro central de baixa densidade, em antiga área industrial de São Paulo (Brasil). O trabalho foi desenvolvido em colaboração com professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Normalmente esta parte do programa educacional do estúdio é desenvolvida durante a viagem de campo, e é apoiada por pesquisas no local, entrevistas com os residentes e diferentes modos de observação dos participantes. As restrições induzidas pela pandemia poderiam ter sido prejudiciais para o curso em termos da parceria acadêmica transatlântica e do trabalho de campo em que se baseou, mas ao invés disso, se transformou em uma oportunidade notável para a abordagem da disciplina. A distância física, para os estudantes Delft e São Paulo, permitiu o desenvolvimento de novas maneiras de realizar pesquisas relacionadas à moradia , por meio do uso de tecnologia, redes digitais e mídia social. Também ampliou a interação e abriu novas formas de investigação, que expandiram o alcance das pesquisas no local e, assim, o acesso às vozes locais e territórios fisicamente inacessíveis. Com esta experiência, entendemos que a aprendizagem remota pode ser uma plataforma valiosa para a comunidade global na prática de projeto, permitindo trocas contínuas e com mais freqüência do que quando concentradas em uma viagem de campo.


COORDENAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Vanessa Grossman, Harald Mooij, Nelson Mota (BK TU Delft).
Leandro Medrano, Luiz Recamán; Marcos L. Rosa, Mariana Wilderom (FAU USP)


ASSISTENTES DE PRODUÇÃO
Alessandra Fudoli, Alexia Lund

ESTUDANTES
FAU USP: Luis Felipe C. Nunes, Camila Garcia Rosa, Felipe Lakatos Pereira, Leandro Martins Augusto, Leticia Martins Cunha, Henrique Mendes Rodrigues, Luiza N. M. Lemos, Thais Rie Tanaka, Tawane V. Castori, Lucas Cazula Martins (assistant), Alessandra Fudoli (assistant)
TUD BK: Dave Chan, Oana Cioploiu, Casper van Duuren, Ginger Hanssens, Pascal Henle, Joëlle Hermans, Oliwia Jackowska, Anthea Karakoullis, Karolina Krzyżanowska, Alexia Lund, Renée Meijer, Sofie Rosenberg, Edwin Scharringa, Rebekka Schächer, Samuel Tam, Ceyda Tezbasar, Daphne Vlak, Bart Vos, Kelly Wong


AGRADECIMENTOS
A produção desta exposição foi possível com o apoio do programa SPRINT para o projeto "Habitação Coletiva e a Cidade": Estratégias de design contemporâneo para habitações inclusivas no Brasil e na Holanda".​

LOCATION
Julianalaan 134, 2628 BL, Delft

 

Photo: Nelson Mota.

 

Acesse aqui.

bottom of page